Notícias

Argentina ordena desclassificação de arquivos sobre nazistas no país

A retirada do sigilo de documentos existentes em órgãos estatais foi solicitada a Javier Milei por um senador dos EUA.
Argentina ordena desclassificação de arquivos sobre nazistas no paísGettyimages.ru / Handout

O governo de Javier Milei ordenou a desclassificação de documentos do governo sobre nazistas que encontraram refúgio no país latino-americano após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, confirmou na segunda-feira (24) o chefe de Gabiente argentino, Guillermo Francos, em entrevista ao DNews.

O presidente argentino tomou a decisão após uma reunião no mês passado com o senador republicano norte-americano Steve Daines, o qual defendeu fortemente a divulgação dos arquivos, detalhou.

Segundo Francos, "não há razão para esconder informações", motivando que o governo tenha "toda a intenção de [...] liberar toda a documentação que permita que os fatos ocorridos sejam totalmente esclarecidos".

O funcionário apontou que ainda há documentos sobre operações bancárias e financeiras que não foram tornados públicos.

"Década sangrenta"

Francos afirmou que a decisão foi "muito importante", pois esses documentos "fazem parte da história argentina e devem ser tornados públicos" e estar disponíveis para consulta a todos que desejarem.

"Eles fazem parte de nossa história, de uma década trágica e sangrenta que faz parte da história sombria da Argentina", disse ele.  

Anteriormente, o porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, anunciou que o governo desclassificaria todos os arquivos relacionados à última ditadura militar na Argentina (1976-1983) que estão nas mãos da Secretaria de Inteligência do Estado (SIDE).