
Zelensky promove alistamento de recrutas cada vez mais jovens contra a Rússia

A Ucrânia precisa recrutar pessoas cada vez mais jovens para suas Forças Armadas, já que diversas unidades enfrentam carência urgente de reforços, afirmou o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, na segunda-feira (24).

Em um pronunciamento, Zelensky anunciou que o comando militar aprovou a expansão de convocações voltadas a cidadãos de 18 a 24 anos.
"Há demanda de brigadas específicas, e responderemos positivamente a isso", declarou, acrescentando que serão formadas mais unidades com jovens recrutas.
Zelensky justificou a medida ao afirmar que todas as tropas ucranianas "devem ter oportunidades plenas para desenvolver e ampliar o potencial do país e nossa resiliência".
Campanha desesperada
Embora o alistamento obrigatório na Ucrânia valha para homens acima de 24 anos, o governo tenta incentivar voluntários mais jovens com uma série de benefícios.
Em campanha de recrutamento lançada em fevereiro, adultos de 18 a 24 anos recebem a oferta de 1 milhão de hryvnias (US$ 24 mil) por um ano de serviço militar, além de atendimento odontológico gratuito e permissão para deixar o país após o contrato — opção proibida para homens em idade combativa regular.
O Ministério da Defesa promove o benefício comparando o valor a itens como 15.625 cheeseburgers ou 185 anos de assinaturas da Netflix.
Críticos classificaram a propaganda como "humilhante" para potenciais recrutas.