Notícias

Blitzkrieg do Ocidente fracassou, afirma chancelaria russa

A Rússia tem resistido às tentativas de dividir sua sociedade, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.
Blitzkrieg do Ocidente fracassou, afirma chancelaria russaGettyimages.ru / reflection_art

A Rússia resistiu com sucesso à "blitzkrieg ideológica" do Ocidente com objetivo de dividir a sociedade russa e provocar tumultos, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Falando aos estudantes da Universidade Russa de Economia Plekhanov na segunda-feira, Zakharova acusou os países ocidentais de tentar isolar e desestabilizar a Rússia após a escalada do conflito na Ucrânia.

"A blitzkrieg ideológica foi cem por cento planejada. Eles estavam apostando que as pessoas se enfrentariam, que uma geração colidiria com a outra e que, com as dificuldades econômicas que inventaram para nós, não sobreviveríamos", afirmou Zakharova.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram várias sanções contra a Rússia desde a escalada do conflito na Ucrânia em 2022, com o objetivo de isolar o país.

As medidas incluem a proibição dos embarques marítimos de petróleo da Rússia, o corte do acesso ao sistema financeiro ocidental, o congelamento das reservas estrangeiras e outras restrições.

"Já passamos por isso, estamos passando e passaremos por isso", acrescentou Zakharova.

  • A Rússia condenou repetidamente as sanções ocidentais como ilegais e ineficazes, afirmando que elas não conseguiram desestabilizar sua economia e, ao contrário, acabaram prejudicando os países que as impuseram.