Notícias

Jair e Eduardo Bolsonaro lançam duras acusações contra China

Jair e Eduardo Bolsonaro lançam duras acusações contra ChinaGettyimages.ru / Pedro H. Tesch

Durante suas participações no podcast Inteligência Ltda nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, realizaram duras acusações contra o governo chinês.

O ex-presidente ecoou declarações de Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA, e afirmou: ''A China teria procurado o governo Biden para tirar o Bolsonaro daqui [do Brasil], porque eles teriam muito mais facilidade em certas transações'' com o governo Lula.

Já Eduardo Bolsonaro, que recentemente anunciou licenciamento do mandato e se mudou para os EUA, declarou que Pequim estaria interessado em retirá-lo do comando da comissão de Comissão de Relações Exteriores. ''Daí essa pressão toda do Alexandre de Moraes e do PGR'', acrescentou.

Segundo o deputado, os chineses estão preocupados com a possibilidade de uma comissão liderada pelo Partido Liberal (PL), pois ela analisará os acordos firmados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Xi Jinping, da China. Nesse contexto, ele mencionou que os memorandos abordam temas como "reservas de urânio, comunicação via satélite" e acordos com a imprensa chinesa, o que poderia representar ameaças à soberania nacional.