
Diretor palestino vencedor do Oscar é atacado e preso na Cisjordânia

O cineasta palestino Hamdan Ballal, codiretor do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar de Melhor Documentário, foi atacado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia.
O incidente ocorreu nesta segunda-feira (24), nas proximidades do assentamento de Susya. As informações são do jornal israelense Haaretz.
De acordo com Yuval Abraham, jornalista e também diretor do documentário, Ballal sofreu ferimentos na cabeça e na barriga e sangrava no momento em que foi colocado em uma ambulância. No entanto, ele foi retirado do veículo por soldados israelenses enquanto recebia atendimento.

Testemunhas relataram que um grupo de 10 a 20 colonos mascarados atacou Ballal e outros ativistas com pedras e bastões. Além das agressões físicas, veículos foram depredados, com vidros quebrados e pneus furados. "Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado", afirmou Josh Kimelman, um dos ativistas presentes no local.
- O documentário Sem Chão, dirigido por israelenses e palestinos, retrata a vida de palestinos na Cisjordânia e os episódios de violência envolvendo colonos e forças militares israelenses.
- Desde o início do ano, a tensão na Cisjordânia tem aumentado. Após o fim de uma trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, conflitos se intensificaram na região. As forças israelenses realizam operações no território, alegando combater grupos extremistas.