Notícias

Banco do BRICS aprova empréstimo para saneamento básico no Pará

Projeto prevê redes de esgoto em áreas próximas a mananciais que abastecem Belém.
Banco do BRICS aprova empréstimo para saneamento básico no ParáGettyimages.ru / Ton Molina

O Conselho de Diretores do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do BRICS, aprovou um empréstimo de até US$ 50 milhões para um projeto de saneamento no Pará. A decisão foi tomada na última quinta-feira (20), durante reunião na sede da instituição, em Xangai, na China.

Os recursos serão destinados ao Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará – Etapa Lagos, que conta com garantia da República Federativa do Brasil.

A iniciativa visa implantar redes de coleta e tratamento de esgoto em bairros próximos a corpos hídricos que abastecem a Região Metropolitana de Belém. Também estão inclusas no projeto ações ambientais para recuperar e preservar essas fontes de água.

O financiamento será compartilhado entre o NBD e o Banco de Desenvolvimento FONPLATA, fortalecendo a cooperação entre as instituições. A medida contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o de número 6, que trata da gestão sustentável da água e do saneamento.

Durante a reunião, o Conselho de Diretores também avaliou o desempenho da carteira de projetos do banco, aprovou novas diretrizes financeiras e discutiu a expansão do quadro de países-membros. Além disso, foi sugerido que a 10ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do NBD ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho de 2025, reforçando a presença da instituição na América Latina.

Outros temas envolvidos incluíram a inclusão do Programa de Notas de Médio Prazo em Euro na Nasdaq Dubai e a quarta emissão de títulos em moeda chinesa pelo NBD. Reuniões internas de auditoria e orçamento também foram realizadas nos dias que antecederam a reunião do Conselho.