
China revela poderoso dispositivo capaz de cortar cabos submarinos

Cientistas chineses desenvolveram um dispositivo para águas profundas capaz de cortar cabos submarinos, o que permitiria à China interromper comunicações globais, informou o jornal South China Morning Post no sábado (22).

A ferramenta pode cortar cabos a até 4.000 metros de profundidade, o dobro do alcance operacional da infraestrutura de comunicação submarina existente, segundo o jornal.
De acordo com a publicação, esta é a primeira vez que um país divulga oficialmente a posse de um equipamento capaz de interromper redes submarinas críticas.
Criado pelo Centro de Pesquisa de Ciência Naval da China em parceria com o Laboratório Estatal Principal de Veículos Tripulados de Águas Profundas, o cortador foi projetado para romper cabos revestidos com aço, borracha e polímero – padrão que sustenta 95% da transmissão global de dados.
Embora tenha sido desenvolvido para operações de salvamento civil e mineração em águas profundas, o potencial uso militar da tecnologia gerou preocupações internacionais.