Notícias

Putin responde como lidar com a incerteza e a responsabilidade de ser um líder

Presidente russo respondeu a uma pergunta de uma jovem colombiana durante a cerimônia de encerramento do Festival Mundial da Juventude.
Putin responde como lidar com a incerteza e a responsabilidade de ser um líderGettyimages.ru / Kremlin Press Office / Handout/Anadolu

O presidente russo, Vladimir Putin, participou nesta quarta-feira de uma sessão de perguntas e respostas durante a cerimônia de encerramento do Festival Mundial da Juventude, que acontece de 29 de fevereiro a 7 de março na cidade russa de Sochi.

Durante o evento, uma jovem colombiana o questionou sobre qual é a maneira correta de lidar com a incerteza que acompanha a liderança e as consequências de tais decisões e responsabilidades.

"Você deve sempre ter um ponto de referência interno, e esse ponto de referência interno pode ter o vetor certo não quando pensamos no evento atual, mas no futuro", declarou Putin, enfatizando que "um bom político pensa nas eleições futuras e um verdadeiro líder pensa nas gerações futuras".

O líder russo reconheceu que, embora nem todos estejam satisfeitos com as decisões tomadas, é preciso sempre pensar no "resultado final" e "trabalhar pelo bem do país, pelo bem das pessoas, pelo bem do povo, pelo futuro do Estado".

Putin também relembrou as palavras de um oficial militar nascido na Alemanha que disse que "a Rússia é um país governado diretamente por Deus, caso contrário, não está claro como ela existe". "Concordo com a primeira parte, mas quanto à segunda, minha experiência me diz que a Rússia existe graças aos russos e aos outros povos que habitam este vasto território: graças ao seu talento, sua devoção ao seu país e sua confiança no futuro, no futuro de nossos filhos", destacou.

O festival

O festival, organizado por decreto presidencial, reuniu 20.000 jovens líderes de mais de 180 países no Território Federal de Sirius, localizado na costa russa do Mar Negro. Cada dia do encontro foi dedicado a um tema diferente.

No dia 2 de março, quando o evento teve início, o foco foi a "responsabilidade pelo destino do mundo", cuja ideia é que o futuro da humanidade depende da capacidade de diálogo e compreensão mútua da geração mais jovem, sua disposição de tomar a iniciativa e a responsabilidade por soluções concretas para construir um mundo justo.

Os dias seguintes foram dedicados a temas relacionados à unidade multinacional, a um mundo de oportunidades para todos, à preservação da família para as crianças e à paz, entre outros.