Notícias

Primeiros comentários da Rússia sobre novas conversas com EUA na Arábia Saudita

O chefe da delegação russa afirmou que as negociações com os representantes americanos "estão sendo realizadas de forma criativa".
Primeiros comentários da Rússia sobre novas conversas com EUA na Arábia SauditaGettyimages.ru / mashabuba

Grigori Karasin, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação Russa (a câmara alta do parlamento), que lidera a delegação russa na nova rodada de negociações com os EUA na Arábia Saudita, deu alguns detalhes sobre as conversas em andamento.

Em entrevista à Interfax, Karasin afirmou que Moscou e Washington estão em contato e entendem o ponto de vista um do outro. 

De acordo com Karasin, as negociações com os representantes dos EUA "estão sendo realizadas de forma criativa".

Anteriormente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que a Iniciativa do Mar Negro e todos os aspectos relacionados à sua retomada seriam discutidos na atual reunião na Arábia Saudita. Em primeiro lugar, a iniciativa tem como objetivo a segurança da navegação no Mar Negro. Peskov mencionou discussões sobre um possível acordo futuro sobre a Ucrânia.

Acordo sobre grãos

  • Os acordos sobre a exportação de produtos agrícolas ucranianos e russos, bem como de fertilizantes russos, foram firmados em Istambul em julho de 2022, com o objetivo de retomar os embarques de grãos que haviam sido bloqueados devido ao conflito na Ucrânia.
  • No entanto, Moscou tem denunciado repetidamente que os termos do acordo foram cumpridos apenas no que diz respeito à comercialização de grãos ucranianos, enquanto as exportações teriam sido direcionadas principalmente aos países ricos, em vez de nações mais necessitadas, conforme estabelecido originalmente.
  • Em 17 de julho de 2023, a Rússia comunicou oficialmente às partes envolvidas sua decisão de não renovar o acordo, argumentando que os compromissos não foram devidamente cumpridos e que o pacto havia se desviado de seu propósito inicial.