
Kremlin revela teor das conversas com os EUA

A Iniciativa do Mar Negro e todos os aspectos relacionados à sua retomada estão sendo discutidos hoje na Arábia Saudita, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (24).
De acordo com o porta-voz, essa iniciativa foi proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, por sua vez, "consentiu". "Foi com essa instrução que nossa delegação viajou para Riad", disse Peskov.

Em primeiro lugar, trata-se da segurança da navegação no Mar Negro. "Mas, se nos lembrarmos da iniciativa em seu formato anterior, houve muitos compromissos firmados com nosso país, que, a propósito, não foram cumpridos da última vez", destacou o secretário de imprensa do presidente russo.
A questão da segurança no Mar Negro e a possível renovação do acordo de transporte de grãos, também conhecido como Iniciativa do Mar Negro, está no centro das negociações realizadas na capital da Arábia Saudita.
Acordo sobre grãos
- Os acordos sobre a exportação de produtos agrícolas ucranianos e russos, bem como de fertilizantes russos, foram firmados em Istambul em julho de 2022, com o objetivo de retomar os embarques de grãos que haviam sido bloqueados devido ao conflito na Ucrânia.
- No entanto, Moscou tem reclamado repetidamente que os termos do acordo foram cumpridos apenas no que diz respeito à comercialização de grãos ucranianos e que, além disso, essas exportações teriam sido encaminhadas principalmente a países ricos em vez de nações mais necessitadas, conforme havia sido combinado originalmente.
- Em 17 de julho de 2023, a Rússia comunicou oficialmente às partes envolvidas sua decisão de não renovar o acordo, argumentando que os compromissos não foram devidamente cumpridos e que o pacto havia se desviado de seu propósito inicial.