Notícias

EUA preparam acordo sobre terras raras sem consultar Kiev, afirma deputado ucraniano

A ideia de assinar um memorando como base para "um acordo com todas as condições e a clara distribuição do dinheiro" foi rejeitada, de acordo com Alexey Goncharenko.
EUA preparam acordo sobre terras raras sem consultar Kiev, afirma deputado ucranianoGettyimages.ru / RiverRockPhotos

Os parlamentares ucranianos ainda não viram a minuta do acordo que está sendo assinado com Washington sobre a extração de metais de terras raras no território da Ucrânia, afirmou o deputado ucraniano Alexey Goncharenko* nesta segunda-feira (24).

"Agora o contrato será assinado. Ele está sendo elaborado pelo Departamento do Tesouro dos EUA e terá cerca de 40 páginas. O lado ucraniano ainda não viu o acordo e não está envolvido em sua elaboração", escreveu Goncharenko em seu canal no Telegram.

De acordo com o deputado, primeiramente havia um plano para assinar um memorando e depois, "com base no memorando, assinar um acordo com todas as condições e a clara distribuição do dinheiro". No entanto, a ideia de um memorando foi rejeitada.

Acordo sobre os minerais

No final de fevereiro, as negociações entre Estados Unidos e Ucrânia sobre a exploração do subsolo ucraniano e seus depósitos de terras raras chegaram a um impasse.

A reunião entre o ex-presidente americano Donald Trump e o líder ucraniano Vladimir Zelensky terminou em um bate-boca, impedindo a assinatura do acordo.

De acordo com o presidente dos EUA, Washington quer usar as terras raras ucranianas para o desenvolvimento de diversos setores, incluindo inteligência artificial e indústria bélica.

* Incluído na lista de terroristas e extremistas da Rússia.