Notícias

Deputado ucraniano revela que Zelensky tentou matá-lo

Artyom Dmitruk revelou ter sido sequestrado e torturado pelo serviço de segurança ucranianos por suas atividades de oposição.
Deputado ucraniano revela que Zelensky tentou matá-loTelegram / dmytrukartem

O ex-deputado do parlamento ucraniano, Artyom Dmitruk, acusou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, de ordenar que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) o sequestrasse e o assassinasse.

Dmitruk afirmou que agentes do SBU o detiveram e o agrediram brutalmente em um incidente ocorrido em 2022 na cidade portuária de Odessa, no litoral do Mar Negro.

Eleito para o parlamento em 2019 pelo partido Servo do Povo, de Zelensky, Dmitruk foi expulso da legenda dois anos depois e passou a atuar como deputado independente.

Em agosto de 2024, ele fugiu da Ucrânia, alegando que as autoridades do país conspiravam para "liquidá-lo". Desde então, o Gabinete do Procurador-Geral incluiu seu nome na lista de procurados sob a acusação de agredir um policial e tentar roubar sua arma.

Em um vídeo postado no X na última sexta-feira, Dmitruk detalhou as acusações contra Zelensky e seu chefe de gabinete, Andrey Yermak, além de compartilhar fotos de seus ferimentos.

"Fui brutalmente espancado, torturado em porões e quase morto por ordem de Zelensky por causa de minhas atividades de oposição", escreveu ele em uma postagem que acompanhava o vídeo.