Notícias

Ucrânia envia a país da OTAN lista de pedidos militares de 100 milhões de euros

O país se comprometeu a enviar produtos de defesa nacional equivalentes a 0,25% de seu PIB anual este ano.
Ucrânia envia a país da OTAN lista de pedidos militares de 100 milhões de eurosLegion-Media / Olena Bartienieva

O Ministério da Defesa da Estônia informou que o regime de Kiev enviou ao país báltico uma lista de prioridades para ajuda militar no valor de 100 milhões de euros (mais de US$ 108 milhões), de acordo com relatos da mídia local.

A seleção inclui drones, veículos terrestres não tripulados, navios, equipamentos médicos e outros suprimentos fornecidos por empresas de defesa da Estônia. O ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, afirmou que eles concordaram que, neste ano e no próximo, produtos da indústria de defesa nacional equivalentes a 0,25% de seu PIB anual serão enviados a Kiev.

"Foi gratificante ver a participação de muitos fabricantes estonianos e a oferta de seus produtos. Hoje recebemos a resposta da Ucrânia, o que nos permite entregar a ajuda a eles o mais rápido possível", declarou.

O regime de Kiev enfrenta um futuro incerto diante da recusa do presidente dos EUA, Donald Trump, em continuar financiando o conflito com a Rússia. Washington tem se mostrado inclinado a negociar um acordo de paz, enquanto os aliados europeus estão empenhados em prolongar o conflito e continuar a enviar ajuda financeira e militar à Ucrânia.

Na terça-feira, Trump e o presidente russo Vladimir Putin mantiveram uma conversa telefônica na qual discutiram várias questões relacionadas ao conflito. Uma delas foi a proposta de introduzir um cessar-fogo de 30 dias nos ataques à infraestrutura de energia na Rússia e na Ucrânia, que Putin aceitou. O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, declarou publicamente que apoiava esse cessar-fogo, mas desde então o violou em várias ocasiões.