Notícias

Israel se prepara para uma operação terrestre em grande escala em Gaza

De acordo com fontes do WSJ, a comitiva de Netanyahu está confiante de que a tomada de território no enclave palestino os ajudará a derrotar o Hamas.
Israel se prepara para uma operação terrestre em grande escala em GazaAP / Ohad Zwigenberg

Israel está preparando uma operação militar terrestre de larga escala em Gaza, informou o The Wall Street Journal no domingo, citando fontes.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e as altas autoridades de segurança sugerem que a tomada do território permitirá que eles finalmente derrotem o movimento palestino Hamas.

Como parte da nova abordagem, Tel Aviv enviou tropas para as partes norte e sul do enclave, além de estacionar pessoal militar no corredor de Netzarim, que divide Gaza. A equipe de Netanyahu está convencida de que, antes que se possa progredir em uma "solução política para o destino de Gaza", o Hamas deve primeiro ser derrotado no campo de batalha, observa a publicação.

A nova rodada de escalada, no entanto, não é bem recebida pela grande maioria dos israelenses, que apoiam um cessar-fogo com o Hamas e a libertação dos reféns restantes.

Uma pesquisa recente do Instituto de Democracia de Israel mostra que 73% dos israelenses apoiam as negociações com o movimento palestino, sendo que 56% dos israelenses de direita também são a favor de um cessar-fogo.

Nesta semana, o ministro da Defesa, Israel Katz, deu um ultimato ao Hamas: "Ordenei que as Forças de Defesa de Israel ocupassem mais áreas em Gaza, evacuassem a população e expandissem as zonas de segurança ao redor de Gaza para proteger as comunidades israelenses e os soldados das FDI. Quanto mais o Hamas persistir em sua recusa em libertar os reféns, mais território ele perderá, que será anexado a Israel", disse.