
Problema da Argentina é que ela é 'povoada por argentinos', afirma o principal assessor de Milei

Demian Reidel, chefe do Conselho de Assessores do Presidente da Argentina, Javier Milei, participou na quarta-feira do Fórum Latam, uma conferência organizada pelo Fórum Econômico Internacional das Américas (IEFA), que reuniu membros da comunidade empresarial, investidores, representantes de corporações estrangeiras, entre outros, em Buenos Aires.
Em um discurso proferido em inglês, Reidel falou da importância do país nos níveis tecnológico, energético e agroindustrial, e indicou que, além de querer promover a energia nuclear, pretende transformar a Argentina em um "centro de inteligência artificial", mencionando os benefícios de seus recursos naturais e sua geografia privilegiada.

"Temos vastas extensões de terra, acesso à energia, acesso à água em climas frios, que é a cereja do bolo para os sistemas de resfriamento, e em uma área sem conflitos armados, tsunamis ou terremotos. Não há muitos lugares na Terra com essas características. Obviamente, o problema com essa área é que ela é habitada por argentinos. Portanto, essa é a única coisa que temos que resolver", disse.
Esse fragmento de seu discurso viralizou recentemente e rapidamente gerou críticas e desaprovação nas redes sociais. Embora o presidente Milei não tenha se referido diretamente ao assunto, ele repostou neste sábado no X uma mensagem do influenciador pró-governo Daniel Parisini, onde ele não menciona explicitamente Reidel, mas parece tentar retificar suas palavras. "A melhor coisa que a Argentina tem são os argentinos [...]. A Argentina foi e será grande novamente graças aos argentinos", escreveu.