Notícias

Lula viajará à Rússia em maio para se encontrar com Putin, afirma Celso Amorim

O assessor especial do presidente destacou que a viagem do mandatário demonstra a autonomia do Brasil em meio à influência de Donald Trump.
Lula viajará à Rússia em maio para se encontrar com Putin, afirma Celso AmorimGettyimages.ru / Kristina Kormilitsyna / Sputnik / Andressa Anholete / Stringer /

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para visitar a Rússia e a China em maio. A informação foi confirmada pelo ex-chanceler e atual assessor especial de Lula, Celso Amorim, em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, e destacou a importância dessas reuniões para fortalecer laços com as duas maiores potências fora dos Estados Unidos.

Amorim afirmou que a liderança de Lula "não está esvaziada", apesar da influência marcante de Donald Trump no cenário global. Segundo ele, a postura do presidente americano, que "tomou conta de tudo" com suas ações inesperadas, não diminui a relevância do Brasil nas discussões internacionais.

"O presidente está indo [em maio] para a Rússia, onde vai ter uma reunião bilateral com o Putin, e para a China, onde vai se encontrar com Xi Jinping", declarou Amorim, enfatizando que essas visitas mostram que o Brasil "não está subordinado a nenhuma potência" e que possui opções no cenário global.

O ex-chanceler também comentou sobre a ausência de países como o Brasil e a França nas discussões sobre a paz na Ucrânia, ressaltando que, à medida que o diálogo entre EUA, Rússia e Ucrânia avança, o Brasil poderá desempenhar um papel importante como mediador.