Notícias

Irã captura um petroleiro norte-americano

Um tribunal iraniano ordenou a apreensão de um petroleiro norte-americano após os EUA impuserem uma proibição de fornecimento de medicamentos ao Irã que afetou os pacientes.
Irã captura um petroleiro norte-americanoAP / Matt Rourke

O Irã apreendeu um petroleiro norte-americano nesta quarta-feira, informou a agência de notícias Tasnim.

A decisão foi tomada de acordo com uma ordem judicial iraniana emitida após pacientes iranianos sofrendo epidermólise bolhosa apresentarem uma queixa contra os Estados Unidos, cujas sanções bloquearam a exportação de medicamentos para o Irã.

Após o litígio e os esforços do advogado dos pacientes, um tribunal iraniano emitiu uma ordem de embargo contra o petroleiro Advantage Sweet, que estava no Golfo Pérsico e transportava uma carga de petróleo dos EUA.

No início de fevereiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a apreensão de mais de 500 mil barris de combustível iraniano, alegando que havia sido desviado ilegalmente para financiar as forças paramilitares do país persa.

O Departamento Federal de Investigação (FBI, em suas siglas em inglês) também anunciou que o Irã representa uma "ameaça constante" para Washington.