
Ministro do Reino Unido pede conselhos ao ChatGPT

O secretário de tecnologia do Reino Unido, Peter Kyle, recorreu ao ChatGPT, a popular ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela OpenAI, para obter orientação em várias áreas de seu trabalho ministerial, informa a New Scientist.
"Como ministro do gabinete responsável pela IA, o secretário de estado usa essa tecnologia. Isso não substitui a consultoria abrangente que ele recebe rotineiramente dos funcionários públicos", declarou um porta-voz do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) do Reino Unido.

Suas consultas incluem a busca de ideias para aparições na mídia: "Sou o Secretário de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido. Quais seriam os melhores podcasts para eu participar e atingir um público amplo, de acordo com minhas responsabilidades ministeriais?"
Além disso, o formulador de políticas pediu definições de termos científicos como"antimatéria","quantum" e"inclusão digital" e outras perguntas sobre por que as pequenas e médias empresas do Reino Unido têm demorado a adotar a IA.
A divulgação das interações de Kyle com o ChatGPT ocorreu após uma solicitação feita pela New Scientist ao DSIT de acordo com a Lei de Liberdade de Informação, que foi inicialmente rejeitada como uma solicitação de dados pessoais, mas que posteriormente foi concedida para consultas feitas apenas em caráter oficial.
O assunto da solicitação levantou questões sobre o acesso às leis de informação e o uso de IA por funcionários públicos.