Notícias

Moscou: Kiev demonstra sua total incapacidade de negociar com seus ataques à Rússia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Moscou se reserva o direito de responder aos "bárbaros" ataques ucranianos.
Moscou: Kiev demonstra sua total incapacidade de negociar com seus ataques à RússiaGettyimages.ru / Wolfgang Schwan

O regime ucraniano demonstra sua total falta de compromisso e desejo de paz com seus ataques às instalações de energia e à infraestrutura civil russas, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no sábado.

"Apesar do acordo iniciado pelos EUA para não atacar instalações de infraestrutura energética, que Kiev parece ter apoiado oficialmente, os ataques traiçoeiros do regime nazista em território russo continuam", afirmou, referindo-se aos ataques ucranianos a um depósito de petróleo na região de Kuban e à estação de distribuição de gás Sudzha, na província de Kursk. Zakharova informou que Kiev também realizou ataques "bárbaros" com drones contra residências e instituições sociais na Rússia.

"Está claro que, com essas palhaçadas, o governo ucraniano está mais uma vez demonstrando sua total falta de compromisso e desejo de alcançar a paz. Como em 2022, as provocações estão mais uma vez sendo usadas para interromper o processo de negociação", acrescentou. Se o regime de Kiev continuar com "sua linha destrutiva", a Rússia se reserva o direito de responder, "inclusive com uma resposta simétrica", ressaltou.

Violação do acordo

Durante a conversa telefônica de Vladimir Putin com seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na terça-feira, o presidente russo endossou a ideia de suspender os ataques à infraestrutura de energia por 30 dias e deu a ordem correspondente ao ministério da defesa. Vladimir Zelensky também anunciou seu apoio à iniciativa do líder norte-americano.

Entretanto, na manhã de quarta-feira, a Ucrânia atacou a estação de energia de Kavkazskaya (região de Krasnodar) e, na quinta-feira, explodiu uma estação de distribuição de gás em Sudzha.