Notícias

Única rival republicana de Trump desiste da corrida presidencial

Nikki Haley, a ex-pré-candidata republicana, que venceu duas primárias, foi derrotada no estado onde foi governadora por seis anos.
Única rival republicana de Trump desiste da corrida presidencialGettyimages.ru / Emil Lippe

Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, anunciou sua retirada da corrida presidencial republicana.

"Chegou a hora de suspender minha campanha. Disse que queria que as vozes dos norte-americanos fossem ouvidas. Já fiz isso. Não me arrependo de nada", declarou Haley durante um discurso na cidade de Charleston, Carolina do Sul.

Como parte do discurso, Haley não expressou seu apoio ao seu rival do mesmo partido, Donald Trump. "Agora é a vez de Donald Trump ganhar os votos daqueles que não o apoiaram em nosso partido e fora dele. E espero que consiga", disse ela.

Após a saída de Haley da corrida presidencial, Trump se torna o principal candidato à nomeação presidencial do Partido Republicano.

Duas vitórias nas primárias

Anteriormente, a política perdeu as primárias em vários estados. Em Nevada, recebeu menos votos do que a opção "nenhum desses candidatos", e em seguida acusou essas eleições de serem fraudadas.

Haley conseguiu vencer duas primárias de nomeação presidencial do Partido Republicano. No último domingo, venceu o processo realizado em Washington D.C. No âmbito da chamada Super Terça, realizada em 5 de março, a agora ex-pré-candidata republicana venceu também no estado de Vermont.

Após sua derrota em 25 de fevereiro na Carolina do Sul, onde foi governadora por seis anos, Haley declarou que permaneceria na corrida das primárias, garantindo que cumpriria sua promessa de permanecer na disputa até a Super Terça.

O fracasso na Super Terça fez com a organização Americans For Prosperity Action (AFP Action), apoiada pelo bilionário Charles Koch, retirasse seu financiamento para a campanha eleitoral de Haley.