Notícias

Macron pondera ideia de missão da ONU na Ucrânia

O presidente francês está explorando alternativas ao envio de tropas europeias ao país eslavo, de acordo com fontes do meio de comunicação britânico.
Macron pondera ideia de missão da ONU na UcrâniaGettyimages.ru / Buda Mendes

O presidente francês Emmanuel Macron estaria considerando uma missão liderada pela ONU como uma alternativa à sua proposta de envio de tropas europeias para a Ucrânia,  relata  o The Telegraph  .

De acordo com fontes do veículo, Macron levantou a possibilidade com o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a cúpula do Conselho Europeu realizada em Bruxelas na quinta-feira. 

Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer têm promovido a chamada "coalizão dos dispostos" entre os estados da OTAN e da UE para um possível envio de tropas para território ucraniano. 

No entanto, os líderes não conseguiram chegar a nenhum acordo concreto e até enfrentaram oposição de alguns membros da UE. 

Por sua vez, o líder do regime de Kiev avaliou negativamente a suposta ideia de Macron de criar uma missão de paz sob os auspícios da ONU, afirmando que as Nações Unidas "não protegerão" a Ucrânia.

A Rússia descartou repetidamente a possibilidade de enviar uma força de paz ocidental para a Ucrânia. No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chamou o plano de enviar forças europeias para a Ucrânia de  " incitação " contra Moscou e alertou que enviar um contingente militar da OTAN significaria " participação direta, oficial e indisfarçável dos países da OTAN na guerra contra a Federação Russa ".