
Macron pondera ideia de missão da ONU na Ucrânia

O presidente francês Emmanuel Macron estaria considerando uma missão liderada pela ONU como uma alternativa à sua proposta de envio de tropas europeias para a Ucrânia, relata o The Telegraph .
De acordo com fontes do veículo, Macron levantou a possibilidade com o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a cúpula do Conselho Europeu realizada em Bruxelas na quinta-feira.
Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer têm promovido a chamada "coalizão dos dispostos" entre os estados da OTAN e da UE para um possível envio de tropas para território ucraniano.

No entanto, os líderes não conseguiram chegar a nenhum acordo concreto e até enfrentaram oposição de alguns membros da UE.
Por sua vez, o líder do regime de Kiev avaliou negativamente a suposta ideia de Macron de criar uma missão de paz sob os auspícios da ONU, afirmando que as Nações Unidas "não protegerão" a Ucrânia.
A Rússia descartou repetidamente a possibilidade de enviar uma força de paz ocidental para a Ucrânia. No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chamou o plano de enviar forças europeias para a Ucrânia de " incitação " contra Moscou e alertou que enviar um contingente militar da OTAN significaria " participação direta, oficial e indisfarçável dos países da OTAN na guerra contra a Federação Russa ".