A nadadora russa Ekaterina Nekrasova quebrou o recorde mundial, nadando 122 metros sob o gelo no Lago Baikal, ao superar seu próprio recorde de 103 metros estabelecido no ano passado, informou recentemente a imprensa.
O evento aconteceu durante o segundo festival "Baikal sob gelo", realizado de 16 a 21 de março no vilarejo de Listvianka, na Sibéria.
Segundo informado, passando a distância, Nekrasova enfrentou temperaturas baixas e condições extremas em menos de dois minutos, sem traje de neoprene e com pés de pato.
Neste ano, o festival passou sob o lema "Lugar onde recordes são quebrados". Durante o evento, a atleta russa Olga Malkina também quebrou um recorde mundial mergulhando a 71 metros de profundidade.
- O Lago Baikal é o mais profundo e supostamente o mais antigo do mundo, com quase 25 milhões de anos. Ele contém quase um quarto dos recursos de água potável do mundo, com a particularidade de que a água é muito limpa e clara. Seu comprimento é de 636 km e sua profundidade máxima é de mais de 1637 m. Mais de trezentos rios fluem para o Baikal e apenas um, o rio Angara, sai dele.