
Brasileiro especialista em IA que iria a Harvard tem visto negado nos EUA

Rodrigo Nogueira, um dos principais nomes em inteligência artificial do Brasil, revelou que seu pedido de visto para entrar nos Estados Unidos foi negado, impossibilitando sua entrada no país, conforme relatado pelo Estadão.
Nogueira estava programado para apresentar uma palestra na Universidade Harvard no dia 18 de abril.
O especialista brasileiro, fundador da startup Maritaca AI, focada em modelos de linguagem semelhante ao ChatGPT, acredita que a recusa de seu visto está relacionada à sua área de atuação. Ele comentou que esse episódio "ilustra bem o contexto atual das tensões em torno da inteligência artificial".

"Eu fiz a entrevista no consulado em São Paulo no dia 27 de fevereiro. Estava tudo normal até que eu falei que trabalhava com inteligência artificial. Então, naquele momento, tudo mudou. Parece que chegou uma nuvem de chuva na conversa", contou à mídia brasileira.
De acordo com o especialista, seu visto foi inicialmente aprovado, mas no dia seguinte recebeu uma solicitação do consulado pedindo explicações sobre o motivo de uma viagem a Taiwan e a pesquisa que realizaria na Universidade de Nova York.
Nogueira viveu nos EUA por seis anos, durante os quais passou cinco deles fazendo doutorado na instituição, trabalhando no mesmo laboratório do renomado francês Yann LeCun, um dos principais nomes da história da inteligência artificial e laureado com o Prêmio Turing em 2018, considerado o "Nobel da Computação".