Notícias

Peru cederá território para construção de base aeroespacial dos EUA

Uma delegação americana avaliará locais para o projeto, que poderá ser o maior da América do Sul.
Peru cederá território para construção de base aeroespacial dos EUA

Os Estados Unidos avançam em um projeto de construção do primeiro porto espacial no Peru, segundo anunciou o Ministério da Defesa peruano após uma reunião com uma delegação americana no posto de comando da Força Aérea, em Lima, na terça-feira (18).

O vice-ministro da Política de Defesa, César Torres Vega, liderou os estudos preliminares do projeto. O adido aéreo da Embaixada dos EUA no Peru, Joel Andrew Bolina, também participou da reunião.

A delegação americana visitará três cidades candidatas à base espacial para avaliar o terreno e as condições locais, informou o Ministério da Defesa.

Cooperação Bilateral

Em novembro de 2024, a NASA e a Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (Conida) assinaram um memorando de entendimento para a criação do porto espacial, que promete ser o maior da América do Sul.

"Estamos entusiasmados em explorar a possibilidade de lançar foguetes de sondagem a partir do Peru novamente", disse o administrador da NASA, Bill Nelson, na ocasião.

"Este acordo fortalece nossa cooperação internacional com o Peru e amplia as pesquisas científicas que realizamos, graças à localização estratégica do país no equador magnético. Juntos, iremos mais longe", acrescentou.