
Peru cederá território para construção de base aeroespacial dos EUA

Os Estados Unidos avançam em um projeto de construção do primeiro porto espacial no Peru, segundo anunciou o Ministério da Defesa peruano após uma reunião com uma delegação americana no posto de comando da Força Aérea, em Lima, na terça-feira (18).
O vice-ministro da Política de Defesa, César Torres Vega, liderou os estudos preliminares do projeto. O adido aéreo da Embaixada dos EUA no Peru, Joel Andrew Bolina, também participou da reunião.
A delegação americana visitará três cidades candidatas à base espacial para avaliar o terreno e as condições locais, informou o Ministério da Defesa.

Cooperação Bilateral
Em novembro de 2024, a NASA e a Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial (Conida) assinaram um memorando de entendimento para a criação do porto espacial, que promete ser o maior da América do Sul.
"Estamos entusiasmados em explorar a possibilidade de lançar foguetes de sondagem a partir do Peru novamente", disse o administrador da NASA, Bill Nelson, na ocasião.
"Este acordo fortalece nossa cooperação internacional com o Peru e amplia as pesquisas científicas que realizamos, graças à localização estratégica do país no equador magnético. Juntos, iremos mais longe", acrescentou.