A Ministra dos Esportes do Zimbábue, Kirsty Coventry, foi eleita quinta-feira como a décima presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira mulher e a primeira africana a ocupar o cargo.
"Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira africana. Espero que esta votação inspire muitas pessoas. Hoje, as barreiras de entrada foram quebradas , e estou totalmente ciente da minha responsabilidade como modelo", disse Coventry. A ex-nadadora e bicampeã olímpica foi eleita após obter maioria imediata com 49 dos 97 votos disponíveis.
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou Coventry por sua nomeação. "Os resultados da votação demonstram de forma convincente sua grande autoridade no mundo do esporte e o reconhecimento de suas extraordinárias realizações pessoais. Estou confiante de que sua experiência única e seu interesse em promover genuinamente os nobres ideais olímpicos contribuirão para o sucesso de uma tarefa tão responsável ", disse ele.
Ao mesmo tempo, o Ministro dos Esportes da Rússia, Mikhail Degtyarev, expressou esperança de que "na era do novo líder" o Comitê será "mais forte, mais independente e próspero, e a Rússia retornará ao pódio olímpico ".