
Primeira mulher e primeira africana da história é eleita presidente do COI

A Ministra dos Esportes do Zimbábue, Kirsty Coventry, foi eleita quinta-feira como a décima presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira mulher e a primeira africana a ocupar o cargo.
"Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira africana. Espero que esta votação inspire muitas pessoas. Hoje, as barreiras de entrada foram quebradas , e estou totalmente ciente da minha responsabilidade como modelo", disse Coventry. A ex-nadadora e bicampeã olímpica foi eleita após obter maioria imediata com 49 dos 97 votos disponíveis.

O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou Coventry por sua nomeação. "Os resultados da votação demonstram de forma convincente sua grande autoridade no mundo do esporte e o reconhecimento de suas extraordinárias realizações pessoais. Estou confiante de que sua experiência única e seu interesse em promover genuinamente os nobres ideais olímpicos contribuirão para o sucesso de uma tarefa tão responsável ", disse ele.
Ao mesmo tempo, o Ministro dos Esportes da Rússia, Mikhail Degtyarev, expressou esperança de que "na era do novo líder" o Comitê será "mais forte, mais independente e próspero, e a Rússia retornará ao pódio olímpico ".
Kirsty Coventry of Zimbabwe was elected today as the 10th President of the International Olympic Committee, and the first female President in IOC history, following 1 round of voting at the 144th IOC Session in Costa Navarino, Greece.Read: https://t.co/49QUhEzpuapic.twitter.com/G1Pi27iBmv
— IOC MEDIA (@iocmedia) March 20, 2025