
Trump afirma que Rússia tem 'terra muito valiosa'

A vasta extensão territorial e os imensos recursos minerais da Rússia são razões para restabelecer os laços econômicos com Moscou, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, ao Breitbart.
O comentário de Trump veio após uma conversa telefônica na terça-feira (18) com o presidente russo, Vladimir Putin. Durante o diálogo, ambos os líderes discutiram as relações bilaterais e o conflito na Ucrânia.
Segundo a Casa Branca, Trump e Putin concordaram que uma melhora nas relações entre os EUA e a Rússia poderia trazer grandes benefícios, abrindo caminho para “acordos econômicos significativos” assim que a paz fosse alcançada.

Na entrevista, Trump afirmou que os EUA "deveriam estar negociando com a Rússia".
"Eles têm o maior pedaço de terra de longe, maior que a China. Eles têm 11 fusos horários. Você pode voar por 11 fusos horários de um lado para o outro. Eles têm uma terra muito valiosa", disse Trump.
O presidente dos EUA também mencionou o acordo sobre terras raras com a Ucrânia, que ele tentou negociar como uma forma de compensação pelos bilhões de dólares que a administração anterior concedeu a Kiev como ajuda financeira.
O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, visitou a Casa Branca no final de fevereiro para assinar o acordo, mas as negociações se tornaram tensas e terminaram abruptamente sem um desfecho.
Após o telefonema com Putin, a Casa Branca informou que a conversa foi além do acordo econômico sobre minerais e passou a focar em um tratado de paz de longo prazo.
Em fevereiro, Putin declarou que Moscou estava disposta a cooperar com Washington no desenvolvimento dos depósitos russos de minerais de terras raras, e Trump demonstrou interesse na proposta.
Os elementos de terras raras (REE) são um grupo de 17 metais essenciais para a tecnologia moderna, devido às suas propriedades químicas e físicas únicas. Eles são amplamente utilizados na fabricação de eletrônicos, sistemas de defesa e tecnologias de energia renovável. No entanto, são encontrados apenas em pequenas concentrações na crosta terrestre, o que torna sua extração cara e complexa.
De acordo com a Agência Federal de Recursos Minerais da Rússia, o país detém mais de 20% das reservas mundiais de REEs. Apesar dessa abundância, sua participação na produção global de terras raras é inferior a 1%, evidenciando um grande potencial para expansão.
A Forbes estimou em 2023 que 70% dos depósitos de REEs da Ucrânia estão localizados nas regiões de Donetsk e Lugansk. Essas áreas declararam independência em 2014, após o golpe de Maidan apoiado pelo Ocidente, e passaram para o controle russo após referendos populares em 2022.
