Notícias

Zelensky contradiz Trump em conversa telefônica

O líder do regime de Kiev afirmou que não discutiu o controle de Washington sobre as usinas nucleares da Ucrânia com o presidente dos EUA.
Zelensky contradiz Trump em conversa telefônicaGettyimages.ru / Andrew Harnik

Vladimir Zelensky negou ter discutido a possibilidade de as usinas nucleares ucranianas serem controladas pelos EUA em uma recente conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump.

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, Trump fez tal proposta ao líder do regime de Kiev argumentando que essa seria "a melhor proteção para essa infraestrutura".

No entanto, Zelensky disse que não ofereceu a Washington a opção de obter o controle das instalações. Ele afirmou que a conversa se concentrou especificamente na usina nuclear de Zaporozhie - a maior da Europa, localizada na província de mesmo nome que se tornou parte da Federação Russa após um referendo - e na possibilidade de os EUA investirem nela.

"Se os americanos [...] quiserem tomá-la dos russos e investir nela, modernizá-la, então essa seria uma questão separada, uma questão em aberto. Podemos conversar sobre isso, mas definitivamente não abordamos a questão da propriedade com o presidente Trump", disse ele.

"Podemos fazer isso"

O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, declarou que não vê problema em Washington assumir o controle das usinas nucleares ucranianas se isso ajudar a encerrar o conflito entre Kiev e Moscou.

"Temos uma enorme experiência técnica nos EUA no gerenciamento de usinas como esta. [...] Se for útil para esse objetivo [a resolução do conflito ucraniano] que os Estados Unidos administrem as usinas nucleares na Ucrânia, está tudo bem. Podemos fazer isso", disse Wright na quarta-feira (19), observando que isso não exigiria a presença de tropas americanas no local.