
Ministério da Defesa ucraniano atrai jovens para front com 15 mil cheeseburgers

O Ministério da Defesa da Ucrânia está atraindo os jovens para se juntarem às Forças Armadas do país, dizendo-lhes quantos cheeseburgers podem comprar com um milhão de grivnas (24 mil dólares), valor prometido pelo líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky sob o "contrato da juventude", informou o site jornalístico ucraniano Strana.ua nesta quinta-feira (20).

"A conta oficial do TikTok do departamento [Ministério da Defesa da Ucrânia] publicou um vídeo dizendo que, com o pagamento de um milhão de grivnas de 'subsídio' sob o 'contrato de juventude' para jovens de 18 a 24 anos, você pode comprar 15.000 cheeseburgers", informou a mídia, através de uma publicação no Telegram.
Anteriormente, Zelensky anunciou que os jovens entre 18 e 24 anos que se alistarem nas fileiras das Forças Armadas do país em uma base contratual receberão um milhão de grivnas (US$ 24.000) por ano e poderão escolher uma universidade para ingressar sem fazer provas.
Em meio ao debate sobre a redução da idade de mobilização para 18 anos — após a mudança em abril do ano passado, que reduziu de 27 para 25 a idade mínima — Zelensky sancionou uma lei em janeiro deste ano que obriga jovens de 17 anos a se alistarem para o recrutamento na Ucrânia.
Enquanto isso, homens ucranianos em idade de combate continuam a fugir do país em grande número para evitar serem enviados à linha de frente. Relatos de mobilização forçada têm sido frequentes na Ucrânia.