Notícias

Primeiro-ministro do Peru anuncia sua demissão após escândalo com áudio

Otárola disse que tomou essa decisão para "lhe dar paz" à presidente, Dina Boluarte, para que possa reconstruir o Gabinete Ministerial.
Primeiro-ministro do Peru anuncia sua demissão após escândalo com áudioLegion-media.ru / NUCLEO-FOTOGRAFIA > JORGE CERDAN

O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otárola, anunciou sua renúncia do cargo na terça-feira em uma coletiva de imprensa, após o escândalo causado pela divulgação de um áudio que o ligava à jovem Yaziré Pinedo.

Otárola indicou que tomou essa decisão com o objetivo de "dar paz" à presidente Dina Boluarte, para que possa recompor o Gabinete Ministerial.

O escândalo começou após o programa 'Panorama' transmitir, no último domingo, um áudio que confirmava que o chefe de Gabinete da presidente Dina Boluarte facilitou contratos com o Estado para a jovem com quem tinha um relacionamento romântico. O áudio vazado é de uma ligação telefônica feita por Otárola a Pinedo.

Na segunda-feira, Yaziré Pinedo denunciou uma suposta "conspiração", que teria sido perpetrada por César Figueredo Muñoz, secretário-geral do partido político do ex-presidente Martín Vizcarra, Perú Primero, e Nicanor Boluarte Zegarra, irmão da chefe de Estado Dina Boluarte.

Otárola também alegou ter sido vítima de uma conspiração e acusou o ex-presidente Martín Vizcarra de prepará-la.

"Não tenho dúvidas de que o senhor Martin Vizcarra e sua equipe de corruptos estão por trás de tudo isso. Fiquei surpreso com a menção ao senhor Nicanor Boluarte. Eu o conheço e tenho certeza de que ele não faz parte dessa conspiração, mas tudo deve ser investigado aqui: a origem dos áudios, as falsas acusações [...] e, acima de tudo, o papel que várias máfias vêm desempenhando para afetar a governabilidade do país. O que eles querem? Que voltemos ao caos, à discórdia? Que o país caia novamente nas mãos da violência? Não vamos permitir isso", acrescentou.