
UE chama Rússia de 'ameaça fundamental' e alimenta temores de uma grande guerra

A União Europeia apresentou, na quarta-feira (19), um Livro Branco sobre defesa, uma extensão de um plano multibilionário para aumentar os gastos militares à medida que o bloco se torna cada vez mais militarizado.
O documento descreve a Rússia como uma "ameaça fundamental" à segurança da Europa.
"Se for permitido que a Rússia atinja seus objetivos na Ucrânia, suas ambições territoriais se espalharão ainda mais. A Rússia continuará sendo uma ameaça fundamental à segurança da Europa em um futuro previsível", afirma o Livro Branco.
Ao apresentar o documento, o comissário europeu de Defesa, Andrius Kubilius, não descartou a possibilidade de um conflito em grande escala em um futuro próximo.

"Se a Europa quiser evitar a guerra, ela deve se preparar para a guerra [...]. É por isso que precisamos ter um roteiro para o 'Preparedness 2030': porque temos que agir em grande escala", declarou.
"Аbsurdo absoluto"
Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, classificou como "absurdo absoluto" a especulação de que a Rússia está planejando atacar a Europa.
"Já falei sobre isso muitas vezes e nesta sala não preciso repetir nada. Todos nós entendemos que isso é absolutamente sem sentido", explicou Putin.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também rejeitou a ideia de que a Rússia poderia atacar a Europa após o término do conflito na Ucrânia.
"Não, eu acho que não. [...] Não vejo isso acontecendo, e vamos nos certificar de que isso não aconteça", disse Trump na semana passada.