Notícias

Kremlin: "A Europa foi militarizada e transformada em um 'partido de guerra'"

O porta-voz da presidência russa destacou a discrepância entre as políticas dos países europeus e as de Moscou e Washington.
Kremlin: "A Europa foi militarizada e transformada em um 'partido de guerra'"Gettyimages.ru / Hristo Rusev

Os países europeus só discutem planos para militarizar a Europa, o que está em desacordo com o processo pacífico promovido pelos líderes da Rússia e dos EUA, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov nesta quinta-feira (20).

"Os principais sinais vindos de Bruxelas e das capitais europeias agora são principalmente sobre, digamos, planos para militarizar a Europa, o que está claramente em desacordo com a disposição dos presidentes da Rússia e dos EUA de buscar maneiras de chegar a um processo de solução pacífica. Em outras palavras, até agora a Europa tem se engajado na militarização e tem se tornado mais um 'partido de guerra'", declarou Peskov. 

O porta-voz acrescentou ainda que Moscou não recebeu nenhum sinal de Bruxelas sobre seu desejo de participar do processo de resolução pacífica do conflito ucraniano. Peskov expressou ter esperança de que as negociações entre Rússia e EUA continuem e revelou quais deverão ser as questões a serem abordadas pelas partes na próxima rodada de negociações na Arábia Saudita, incluindo a segurança da navegação no Mar Negro.

No início de março, Peskov alertou os países europeus de que seus planos de militarização poderiam provocar medidas retaliatórias por parte da Rússia. "Vemos que a União Europeia está agora discutindo ativamente a militarização da UE e o desenvolvimento do segmento de defesa. Estes são processos que estão sendo observados de perto, pois a UE está posicionando a Rússia como seu principal adversário", afirmou.