Notícias

Funcionário da ONU morre em explosão em Gaza

ONU confirma morte e feridos em sua base; Hamas acusa Israel, que nega ataque
Funcionário da ONU morre em explosão em GazaGettyimages.ru / Abdalhkem Abu Riash/Anadolu

Um funcionário estrangeiro da Organização das Nações Unidas (ONU) morreu e outros cinco ficaram feridos em uma explosão na Faixa de Gaza nesta quarta-feira (19), noticiou a imprensa brasileira.

A informação foi confirmada pela própria ONU, que afirmou que o incidente ocorreu em seu escritório em Deir al Balah. A nacionalidade do funcionário não foi divulgada.

O Ministério da Saúde de Gaza declarou que a explosão foi causada por um bombardeio israelense que atingiu a base da ONU no centro do território palestino. O Exército de Israel negou qualquer ataque na região e afirmou, em comunicado oficial, que "não há nenhuma atividade operacional" no território.

Imagens registradas no local mostram três homens sendo levados ao hospital em ambulâncias e veículos da ONU. Entre os feridos, dois vestiam uniformes com a sigla "UNMAS", referência ao serviço de ação anti-minas das Nações Unidas.

A explosão ocorreu no mesmo dia em que a Defesa Civil de Gaza relatou a morte de 13 pessoas em novos bombardeios israelenses no território, incluindo mulheres e crianças.

Os ataques intensificaram-se após uma trégua iniciada em janeiro, mediada por Catar, Egito e Estados Unidos. Desde terça-feira (18), o Ministério da Saúde de Gaza elevou para 970 o número de mortos nos bombardeios israelenses das últimas 48 horas.