
Como identificar os primeiros sinais de demência?

Mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de demência, e quase 10 milhões de novos casos surgem a cada ano de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. A demência é o resultado de várias doenças e lesões que afetam o cérebro, mas a doença de Alzheimer é a causa mais comum, sendo responsável por 60 a 80% dos casos.
Para entender o que é o Alzheimer e como podemos ajudar nossos entes queridos que sofrem deste mal, o Huffington Post entrevistou Angelo Makri, especialista da Alzheimer's Society, a maior organização do Reino Unido de suporte a pessoas que sofrem de demência.
Quais são os sintomas do Alzheimer?
A demência afeta cada pessoa de forma diferente, explica Makri sobre as maneiras de reconhecer a doença. Na maioria dos casos, os primeiros sinais começam com problemas de memória de curto prazo. Nesse caso, sintomas como dificuldades de fala e comunicação ou a perda da orientação espacial podem indicar a presença da doença.

A pessoa afetada também pode ter suas capacidades de pensamento lógico e o julgamento prejudicadas. Os pacientes podem ter, por exemplo, dificuldade para planejar, organizar ou se concentrar em uma ação ou ideia.
"Em outros casos de demência, como a frontotemporal, os primeiros sintomas a serem notados são provavelmente os de alterações de personalidade e de comportamento", acrescentou Makri.
Ao notar sinais de demência em alguém, como abordar o assunto com esta pessoa?
Segundo o especialista, esta não é uma conversa fácil pois nem todos conseguem perceber que algo de errado está acontecendo.
"A reação de cada um pode variar muito dependendo da personalidade, portanto, seria importante refletir sofre o que se sabe sobre a pessoa em questão e tentar encontrar uma forma de trazer o assunto à tona," sugere Makri.
Por tratar-se de um tópico extremamente sensível, planejar uma forma de trazer o assunto à tona de maneira adequada é absolutamente essencial.