Notícias

Israel bloqueia ajuda humanitária do Brasil para a Faixa de Gaza

Segundo o deputado italiano, Angelo Bonelli, quase 400 caixas com os insumos, enviados por diferentes países estão em um galpão da Cruz Vermelha na cidade egípcia de Al Arish, a 50 km de Rafah.
Israel bloqueia ajuda humanitária do Brasil para a Faixa de GazaGettyimages.ru / Ahmed Zaqout/Anadolu

A ajuda humanitária enviada pelo Governo brasileiro à Faixa de Gaza foi bloqueada por Israel em Rafah, segundo informação divulgada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que está na região.

Segundo Bonelli, membro do Partido Verde na Itália, o motivo alegado pelos israelenses para rejeitar a entrega de ajuda é que seria "incompatível e perigosa para a segurança do Estado de Israel".

O Brasil enviou cerca de 30 caixas de insumos, que incluem filtros de água e freezers, que fazem parte dos cerca de 2.000 caminhões que aguardam há mais de um mês autorização de Israel para entrar em Gaza, disse o parlamentar europeu. Esses veículos levam suprimentos, equipamentos e alimentos enviados por França, Singapura, Alemanha, Itália, Espanha, Kwait, entre outros, informou o portal Congresso em Foco.

"Estamos na passagem de Rafah que leva a Gaza. Os caminhões de ajuda humanitária estão entrando aos poucos. De 1.500 a 2.000 caminhões aguardam até 30 dias para entrar antes do sinal verde Israelense. As crianças começam a morrer de fome. É um horror que deve ser interrompido", disse Bonelli, que registrou, em vídeo e fotos o material retido.

Segundo Bonelli, quase 400 caixas com os insumos, que incluem cilindros de oxigênio, camas para cuidados de longa permanência, incubadoras, geladeiras, barracas, muletas, qualquer coisa que produza energia, incluindo painéis solares, enviadas por diferentes países estão em um galpão da Cruz Vermelha na cidade egípcia de Al Arish, a 50 km de Rafah na fronteira com Gaza.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta semana que observou cenas espantosas de crianças morrendo de fome e de uma grave escassez de alimentos, remédios e combustível para geradores em uma missão de ajuda a dois hospitais do norte de Gaza.