
Putin e Trump se entendem bem, afirma Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu colega norte-americano, Donald Trump, se entendem bem e estão prontos para normalizar as relações bilaterais, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao comentar a recente conversa telefônica entre os dois líderes.
"Posso dizer com um alto grau de confiança que os presidentes Putin e Trump se entendem bem, confiam um no outro e pretendem avançar passo a passo em direção à normalização das relações russo-americanas", declarou ele a repórteres.

"A Rússia e os Estados Unidos são Estados muito grandes e, durante as administrações anteriores, muitas coisas deram errado no relacionamento entre Moscou e Washington. Portanto, é claro, serão necessários tempo e esforços apoiados pela vontade dos dois presidentes para restaurar essas relações", disse Peskov.
Ele enfatizou ainda que a forte vontade dos dois presidentes é a melhor garantia de sucesso nesse caminho "tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia".
Ele sublinhou que o presidente Putin sempre foi a favor da construção de relações internacionais baseadas em respeito mútuo, confiança e benefícios. "É isso que está acontecendo agora", concluiu.
Putin e Trump conversaram na terça-feira (18) por telefone. Foi a conversa mais longa já realizada entre os dois líderes. A ligação ocorreu depois que o presidente russo recebeu o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, que visitou Moscou para discutir a resolução do conflito ucraniano.