
Trump lança aplicativo para 'autodeportação' de imigrantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (18) o lançamento de um aplicativo para a autodeportação de imigrantes irregulares que vivem no país.
De acordo com Trump, aqueles que se entregarem voluntariamente por meio da plataforma terão a oportunidade de retornar legalmente aos Estados Unidos no futuro.
"As pessoas que estão em nosso país ilegalmente podem se autodeportar da maneira mais fácil ou podem ser deportadas da maneira mais difícil", afirmou o presidente em um vídeo publicado na conta da Casa Branca no X.

O aplicativo móvel, chamado "CBP Home", é semelhante à plataforma "CBP One", criada durante o governo do ex-presidente Joe Biden, que permitia o agendamento para solicitação de asilo em vários pontos ao longo da fronteira com o México.
"Agora, meu governo está lançando o aplicativo CBP Home para oferecer às pessoas que estão em nosso país ilegalmente uma maneira fácil de sair agora e se autodeportar voluntariamente. Se fizerem isso, poderão ter a oportunidade de retornar legalmente em algum momento", alegou Trump.
O presidente americano também alertou que os imigrantes ilegais que não se registrarem no aplicativo "serão localizados, deportados e banidos permanentemente dos Estados Unidos".
"Incentivo aqueles que violaram nossas leis a aproveitar essa oportunidade agora. Se fizerem a escolha certa, poderão retornar ao nosso país legalmente. Caso contrário, nunca mais terão essa chance", concluiu.