
Opositor de Erdogan, candidato a presidente é preso na Turquia

O pré-candidato de oposição a presidente da Turquia e atual prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, foi detido nesta quarta-feira (19) e levado ao tribunal sob escolta policial, informou o canal turco NTV.
O gabinete do procurador-chefe da cidade informou que o prefeito foi preso em uma investigação acusado de "formação de quadrilha, corrupção, suborno e fraude".

"A Diretoria de Crimes Financeiros da Diretoria de Segurança de Istambul recebeu ordens para prender, deter, revistar e prender simultaneamente 100 suspeitos, incluindo Ekrem Imamoglu, Murat Ongün, Tuncay Yılmaz, Fatih Keles e Ertan Yıldiz, por corrupção, suborno e fraude", afirmou o gabinete do promotor em comunicado.
O canal TV Habertürk, por sua vez, relatou que as redes sociais encontram-se bloqueadas desde o início da operação em grande escala em Istambul.
- O prefeito oposicionista é, até o momento, o único candidato a presidente da oposição nas primárias do maior partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), e é considerado o principal adversário do atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, caso ele tente a reeleição.
- Na terça-feira (18), a Universidade de Istambul anulou o diploma de Imamoglu após uma solicitação relacionada ao gabinete do procurador-geral do país. De acordo com a constituição turca que apenas pessoas com ensino superior completo concorram à presidência.