Notícias

EUA ameaçam Venezuela com 'sanções severas' caso não aceite voos de deportação

"Este não é um tema que está em debate ou negociação", anunciou o secretário de Estado, Marco Rubio.
EUA ameaçam Venezuela com 'sanções severas' caso não aceite voos de deportaçãoGettyimages.ru / Lucas Aguayo Araos/Anadolu Agency

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ameaçou a Venezuela com novas sanções nesta terça-feira, caso o país sul-americano se recuse a aceitar voos com pessoas deportadas da nação norte-americana.

"A Venezuela é obrigada a aceitar seus cidadãos repatriados vindos dos EUA. Este não é um tema que está em debate ou negociação. Tampouco merece qualquer tipo de recompensa", afirmou Rubio em seu X.

Ontem, o presidente venezuelano Nicolás Maduro classificou como um "ato de agressão" e "o maior ato de inimizade" a deportação de mais de 200 venezuelanos no domingo para El Salvador.

"A menos que o regime de Maduro aceite um fluxo constante de voos de deportação, sem desculpas ou delongas, os EUA irão impor novas sanções severas e crescentes", advertiu Rubio.

O envio de Venezuelanos, os quais Washington considera - sem apresentar provas - como sendo membros do grupo criminoso "Tren de Aragua", foi acordado entre o próprio secretário e o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, após a visita de Rubio ao país centro-americano.

Os deportados foram enviados imediatamente ao Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), a maior prisão de segurança máxima da América. "Os EUA pagarão muito pouco por eles, mas muito por nós", manifestou Bukele.

Neste contexto, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela alertou, nessa segunda-feira, seus cidadãos sobre"um aumento das medidas arbitrárias de controle migratório e políticas persecutórias" nos Estados Unidos.