Brasileira encontra mãe verdadeira após três décadas de separação

Vanessa foi tirada de sua mãe biológica aos 15 anos de idade no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul.
Cristiane da Silva e sua filha Vanessa.

Cristiane Silva de Souza viveu por mais de três décadas com uma ferida aberta: sua filha lhe foi tirada aos seis meses de idade pela decisão de sua família, que a considerava muito jovem para criar a criança.

De acordo com o G1, em 1990, aos 15 anos de idade, Cristiane deu à luz sua filha Vanessa no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. Embora fosse uma adolescente com poucos recursos, sua intenção sempre foi de ficar com o bebê. No entanto, sua mãe, já falecida, junto com uma prima, deram a menina à adoção.

Cristiane da Silva e sua filha Vanessa.

Com o tempo, Cristiane tentou, sem sucesso, encontrar a criança que foi tirada dela contra sua vontade. O que ela nunca teria imaginado é que a família adotiva de Vanessa lhe contou a verdade sobre sua origem desde o início e a apoiou na busca por sua mãe biológica.

Uma mensagem que mudou tudo

Em 25 de fevereiro, a jovem tomou uma decisão que mudou sua vida: publicou uma mensagem em um grupo nas redes sociais na esperança de encontrar sua mãe.

"Pessoal, nasci em Charqueadas em 20.03.90. Passei apenas 6 meses lá e fui doada. Não sei nada da minha família e nem onde nasci. Sei que na época o nome da minha mãe era Cristiane da Silva e que ela tinha 15 anos quando nasci. Queria saber mais do meu passado, quem sabe encontrar ela", escreveu Vanessa.

Pouco tempo depois, um comentário a surpreendeu: ""Oiiiii linda, eu me chamo Cristiane da Silva e tenho 51 anos. Há trinta e três anos eu tive uma filha linda e com o nome Vanessa da Silva. Minha mãe, com a prima dela, deram a minha filha", respondeu a mãe.

A mulher também contou que teve uma infância difícil e que, embora não quisesse se separar da filha, achava que isso a pouparia das dificuldades pelas quais havia passado.

"Hoje eu estou bem, graças a Deus. Tenho outra filha linda, mas há anos que eu procuro pela a minha filha amada . Eu tenho até vergonha, mas eu sei que isso é obra de Deus. Não vejo a hora de botar no colo. Deus que sabe o que esta fazendo. Realmente, ela nasceu em 20.03.1990. Minha filha amada", disse ela.

Após dias de videochamadas, elas se encontraram em um centro médico na cidade de Porto Alegre para um teste de DNA.

O resultado confirmou que Cristiane era a mãe biológica de Vanessa. "Eu esperei anos por isso. Não sei nem como explicar, sabe? Mas tá sendo muito maravilhoso", afirmou Cristiane.

Vanessa disse que agora começa "um novo caminho, uma nova história". "Dia 20 estou de aniversário e ganhei um baita presente", concluiu.