Notícias

Macron anuncia implantação de caças com ogivas nucleares até 2035

A decisão do presidente da França surge em meio às suas ameaças contra a Rússia e defesa do uso de armas nucleares sob alegação de garantir a segurança da Europa.
Macron anuncia implantação de caças com ogivas nucleares até 2035AP / Ludovic Marin / Gettyimages.ru / KuntalSaha

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta terça-feira(18) a instalação de caças Rafale com ogivas nucleares até 2035. A aeronave de fabricação nacional será baseada na 116ª base aérea em Luxeuil-les-Bains, em Haute-Saône, no leste do país.

"Em 2035, será a primeira base a receber a próxima geração do Rafale e seu míssil nuclear hipersônico, marcando um marco na renovação e modernização de nossa dissuasão nuclear", afirmou.

De acordo com Macron, foram investidos 1,5 bilhão de euros para adaptar a base para acomodar duas novas esquadras de Rafale, com cerca de 40 aeronaves. A capacidade da base será aumentada para atingir 2.000 militares e civis até 2035.

No início desta semana, o presidente francês pediu à UE que reduzisse sua dependência de armas fabricadas nos EUA e favorecesse a produção europeia. Macron enfatizou a importância de oferecer armamentos nacionais aos países europeus que estão "acostumados a comprar produtos americanos".

"Aqueles que compram Patriot [sistemas antiaéreos] devem receber a nova geração franco-italiana SAMP-T; aqueles que compram o F-35 devem receber o [caça francês] Rafale", disse Macron, enfatizando que a capacidade de produção das empresas francesas de armamentos nos últimos três anos mostrou números 'realmente impressionantes'.

"Em 2021, produzimos dez Caesars [obuseiros autopropelidos] por ano, este ano produziremos 82", prometeu.