Os pacotes de manga, melão e abacaxi cortados em cubos vendidos em supermercados podem representar risco de infecção grave, alertam especialistas em segurança alimentar.
Segundo o químico de alimentos Bryan Quoc, a remoção da casca protetora deixa a polpa vulnerável a bactérias como a Escherichia coli (E. coli) devido à sua textura úmida.
A microbiologista Kali Kniel, da Universidade de Delaware, afirma que brotos crus também são propensos à contaminação e podem conter patógenos como salmonela e listeria. "Os brotos são cultivados em um ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação de bactérias", explicou.
Além disso, o processo de cultivo dificulta a eliminação de microrganismos. Um estudo nos Estados Unidos mostrou que o número de bactérias em uma semente em germinação pode chegar a um bilhão em três dias.
Quoc também alertou para os perigos do consumo de leite cru, que pode conter patógenos vivos. "Embora algumas pessoas defendam seu consumo, o risco de contaminação é alto, principalmente se o leite vier diretamente de uma fábrica de processamento", afirmou.
A ausência de pasteurização pode expor os consumidores a bactérias como salmonela, E. coli, listeria e Brucella, ressaltou o especialista.