
Putin revela número exato de sanções impostas contra Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, revelou nesta terça-feira (18) o número exato de sanções impostas contra a Rússia.
Putin afirmou que 28.595 sanções foram impostas a indivíduos e empresas russas, mais do que o número total de sanções impostas a todos os outros países do mundo.
"Tenho a impressão de que até mesmo os organizadores perderam a conta de quantas restrições impuseram e contra quem. Mas o Ministério da Fazenda fez as contas. Posso lhe dizer com segurança: 28.595 sanções contra pessoas físicas e jurídicas. Isso é mais do que todas as sanções contra todos os países sancionados juntos", declarou.

O presidente russo também enfatizou que as sanções não são medidas temporárias ou pontuais, mas constituem "um mecanismo de pressão estratégica e sistêmica" sobre a Rússia.
"Seja lá como a situação se desenrole e qualquer que seja o sistema de relações internacionais, nossos concorrentes sempre terão o desejo de conter nosso país, de enfraquecer suas capacidades econômicas e tecnológicas", acrescentou.
De acordo com o Putin, as sanções se tornaram um "catalisador positivo" para a economia russa e as empresas russas aprenderam a operarem sob as restrições impostas pelo Ocidente. "A Rússia está fortalecendo sua própria soberania em todas as áreas que garantem a operação das empresas, incluindo o desenvolvimento de infraestrutura de transporte, logística, finanças e de pagamentos", concluiu.