Notícias

França começa a preparar civis para conviverem com guerra em seu território

O chamado "guia de sobrevivência", que será divulgado para a população neste verão, também convoca todos os cidadãos — jovens e até aposentados — a se alistarem na reserva do Exército e a se prepararem para emergências.
França começa a preparar civis para conviverem com guerra em seu territórioGettyimages.ru / oceanprod

Neste verão, os franceses começarão a receber "guias de sobrevivência" elaborados pelo Ministério da Defesa a fim de prepará-los para possíveis cenários de guerra ou crises em solo francês, conforme relatado pela rádio Europe 1 nesta terça-feira (18).

O guia, um livreto de aproximadamente vinte páginas, detalha as devidas ações a serem tomadas em situações como conflitos armados, desastres naturais ou epidemias. Além de orientar a população, o material também incentiva os cidadãos a se alistarem na reserva do exército, reforçando a prontidão nacional para emergências.

"O objetivo é conscientizar os franceses sobre a importância de se prepararem para qualquer tipo de emergência, não apenas para cenários de guerra", explica um membro do governo.

O guia descreve, entre outros pontos, o "kit de sobrevivência" essencial para situações de crise: 6 litros de água, uma dúzia de latas de alimentos, pilhas e uma lanterna. O segundo capítulo, intitulado "O que fazer em caso de alarme?", orienta os cidadãos sobre como agir diante de diferentes emergências.

A última seção, chamada "Participe", explica como se alistar em uma reserva, seja ela do exército, digital ou comunitária. "Essa parte do livreto possui um caráter civil e visa engajar todos os cidadãos: jovens e até mesmo aposentados", afirmou uma fonte da rádio Europe 1.