Notícias

EUA podem reconhecer Crimeia como russa - Semafor

A região votou para deixar a Ucrânia após o golpe de 2014, conhecido como Euromaidan, financiado pelo Ocidente
EUA podem reconhecer Crimeia como russa - SemaforSputnik / Anna Sadovnikova

Os EUA estão considerando reconhecer a Crimeia como parte da Federação da Rússia, e podem instar a ONU a fazer o mesmo, de acordo com o jornal Semafor, citando duas pessoas familiarizadas com o assunto.

De acordo com o jornal, o presidente dos EUA, Donald Trump, não tomou ainda uma decisão sobre o assunto. Os debates sobre o status da Crimeia fazem parte de "uma multitude de opções que estão sendo consideradas, à medida que seu governo pressiona pelo fim da guerra", afirma a publicação.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Brian Hughes declarou ao Semafor que a Casa Branca "não se comprometeu a isso, e não iremos negociar um acordo [de paz] pela mídia".

"O objetivo ainda é o mesmo: parar a matança e encontrar uma resolução pacífica para este conflito", declarou Hughes.

A Criméia, que possui dentre a sua população uma maioria étnica russa, votou para deixar a Ucrânia e se juntar à Rússia em 2014, após o golpe apoiado pelos EUA em Kiev que destituiu o presidente democraticamente eleito, Viktor Yanukovich. A ONU ainda considera a região como território ucraniano.

  • O presidente russo, Vladimir Putin, já declarou que o reconhecimento internacional da Criméia e outras regiões como territórios russos, após essas realizaram plebiscitos para se unirem à Federação da Rússia, é uma das condições para a realização de um acordo de paz sobre o conflito ucraniano.