Notícias

Ucrânia renomeia uma rua em homenagem a um colaborador nazista condecorado por Hitler

"Não sou especialista em história", disse o prefeito da cidade, após ser questionado sobre a renomeação da rua em homenagem ao chefe das unidades colaboracionistas da Divisão Galizien e do Holocausto.
Ucrânia renomeia uma rua em homenagem a um colaborador nazista condecorado por HitlerX/edolinsky

As autoridades da cidade ucraniana de Nikopol, na região de Dnepropetrovsk, renomearam uma de suas ruas com o nome de um militar ucraniano condecorado com a Cruz de Ferro por Adolf Hitler pelos seus serviços prestados à Alemanha nazista.

Na segunda-feira, o chefe do Comitê Judaico Unido da Ucrânia, Eduard Dolinski, lamentou em suas redes sociais que a rua Pavlogradskaya tenha sido renomeada em homenagem a Piotr Diachenko, "criminoso de guerra nazista, colaborador do Holocausto e autor de ações punitivas contra civis" que foi chefe de unidades colaboracionistas da Wehrmacht (o Exército do III Reich) e da Divisão Galizien.

Ao comentar sobre o caso, o prefeito da cidade, Alexánder Sayuk, por sua vez, alegou que "não tem informações" sobre o passado de Diachenko e que a mudança de nome não foi obra sua, mas de uma comissão.

"Não sei, não tenho essa informação, tem que perguntar à comissão, eles trabalharam nesse assunto. Eu sou o chefe da cidade, não sou um especialista em história. Não posso dizer nada, nem comentar sobre esses dados históricos", disse à mídia ucraniana Strana.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi formada a 14ª divisão de Granadeiros da Waffen-SS, ou Divisão Galizien, composta em sua maioria por voluntários ucranianos da região ocidental da Galícia. Essa unidade militar é conhecida por seus crimes de guerra cometidos em conjunto com a Organização dos Nacionalistas Ucranianos* (OUN) contra milhares de poloneses e judeus.

*organização proibida na Rússia