Notícias

Exército chinês está 'pronto para lutar' contra independência de Taiwan

A China promete medidas rigorosas caso a ilha siga com movimento separatista e receba apoio ocidental.
Exército chinês está 'pronto para lutar' contra independência de TaiwanLegion-media.ru / Mykhailo Polenok

O Exército chinês permanece em alerta máximo e "está pronto para lutar a qualquer momento e capaz de atuar em qualquer momento" para impedir qualquer tentativa de independência de Taiwan, afirmou Lin Xiangyang, chefe do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China.

De acordo com o South China Morning Post, Lin advertiu que "se os secessionistas da 'independência de Taiwan' se tornarem obstinados ou até mesmo tomarem medidas desesperadas, e se as forças externas estiverem empenhadas em criar tensão e turbulência nas relações entre os dois lados do Estreito", os militares chineses "tomarão todas as medidas necessárias para detê-los e puni-los vigorosamente".

Lin também prometeu que a China "forjará meios mais confiáveis e capacidades mais fortes para fazer preparativos militares suficientes e concretos para salvaguardar a reunificação completa" do país.

Taiwan possui administração autônoma desde 1949. A maioria dos países do mundo, incluindo a Rússia e o Brasil, reconhece a ilha como parte integrante da República Popular da China.