Marco histórico: Superjet equipado com motores russos faz seu voo inaugural

Um protótipo do avião Sukhoi Superjet 100 realizou seu primeiro voo com motores russos PD-8 na cidade de Komsomolsk-on-Amur, informou o serviço de imprensa da corporação estatal Rostec nesta segunda-feira (17).
A aeronave permaneceu no ar por cerca de 40 minutos, alcançando uma velocidade de 500 quilômetros por hora e uma altitude de até 3.000 metros.
Segundo a empresa, o sistema de propulsão com motores PD-8 operou de forma estável, e, durante o voo, foram avaliadas a estabilidade dinâmica do gás dos motores em diferentes regimes de funcionamento.
O chefe da Rostec, Sergey Chemezov, afirmou que o projeto está sendo desenvolvido "dentro de um prazo muito apertado para os padrões da indústria aeronáutica global".
"Depois de 2022, o Superjet teve que ser praticamente reconstruído. Ao mesmo tempo, o motor é um dos principais elementos do programa de substituição de importações, é o 'coração' da aeronave", disse Chemezov.

Denis Manturov, primeiro vice-primeiro-ministro e presidente do Conselho de Supervisão da Rostec, classificou o voo como "um passo importante e muito aguardado" para a certificação de uma versão independente do Superjet.
"A dedicação total e a superação de todos os desafios pelos construtores de motores permitiram que a aeronave realizasse com sucesso seu primeiro voo usando motores russos", afirmou.
- O projeto SJ-100, uma nova versão do Sukhoi Superjet 100 com a substituição máxima de componentes importados, foi lançado após as sanções ocidentais impostas à Rússia em 2022.