
Bolsonaro discursa em ato pró-anistia em Copacabana

Neste domingo, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participa de uma manifestação na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, em apoio à anistia dos condenados e foragidos envolvidos nos ataques a prédios institucionais ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
Durante seu discurso, Bolsonaro afirmou que os envolvidos são inocentes e que não tinham "intenção e nem poder" de realizar os atos pelos quais são acusados.
🚨ANISTIA JÁ: Bolsonaro inicia discurso com forte clamor popular em Copacabana pic.twitter.com/1BWsMXT70U
— Meio Independente (@meioindep) March 16, 2025
O ex-presidente também declarou que "nunca imaginou" viver um momento na história do Brasil em que houvesse foragidos no exterior, em referência aos seus apoiadores que buscaram asilo político na Argentina após os eventos de 8 de janeiro.
"Eu vou ser um problema para eles, preso ou morto. Mas eu deixo acesa a chama da esperança de nosso povo".
Ele rejeitou as acusações de que teria planejado um golpe de Estado, argumentando que um colega do Instituto de Inteligência e Operações Especiais de Israel (Mossad) informou que ninguém da organização estava ciente da suposta tentativa. "Quando ocorre uma tentativa desse tipo, o mundo todo fica sabendo", declarou.

De acordo com Bolsonaro, ele e sua base já articularam o apoio parlamentar necessário para a aprovação da PEC da Anistia. O último entrave, que era o apoio de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, teria sido superado nesta semana, em um encontro entre os dois. ''Nós venceremos'', declarou, acrescentando que mesmo se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar a proposta, ''nós derrubaremos o veto''.
Antes do discurso de Jair, seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, prometeu, em cima do trio elétrico, acabar com o ''alexandrismo'' no Brasil, em alusão às determinações do ministro Alexandre de Moraes. ''Vamos acabar com os verdadeiros destruidores da democracia'', declarou.
Segundo o portal Poder360, a ''manifestação foi organizada e financiada pelo pastor evangélico e aliado de Bolsonaro de longa data, Silas Malafaia''.
➡️ Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro chegam à Copacabana, no Rio de Janeiro, para ato pró-anistia, na manhã deste domingo (16/3)📸 Breno Esaki/Metrópoles pic.twitter.com/IMJGPqXah2
— Metrópoles (@Metropoles) March 16, 2025
Além do ex-mandatário, figuras expressivas da política nacional, como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE), autor da PEC da Anistia, e os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Melo (PL-SC) e Mauro Mendes (União-MT) participam do ato.
- O total de pessoas sentenciadas por acusações relacionadas aos atos de 8 de janeiro já atinge 480. Somente na semana passada, 63 indivíduos foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com a imprensa local.
