Notícias

Pistorius explica a causa do vazamento da conversa entre oficiais alemãs

O ministro da Defesa alemão declarou que a conversa entre os oficiais da Força Aérea alemã foi rastreada devido a "um erro individual de aplicação".
Pistorius explica a causa do vazamento da conversa entre oficiais alemãsGettyimages.ru / Michael Kappeler / dpa

O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, explicou que a conversa entre os oficiais do país foi revelada porque nem todos os participantes cumpriram as regras de conexão segura.

"O motivo pelo qual a chamada telefônica nas linhas da Força Aérea pode ter sido registrada é devido a um erro individual de aplicação. Nem todos os participantes seguiram o procedimento de marcação conforme prescrito", declarou Pistorius durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

O ministro continuou dizendo que, de acordo com as informações atuais, o vazamento da conversa ocorreu devido à participação de uma pessoa que estava naquele momento em Cingapura, onde se realizava um espetáculo aéreo. Essa pessoa "se conectou por meio de uma conexão não autorizada, portanto por meio de uma conexão quase aberta", explicou.

O áudio publicado na última sexta-feira pela editora-chefe do grupo RT, Margarita Simonian, registra uma conversa entre quatro altos oficiais seniores da Força Aérea (Luftwaffe), na qual discutem como bombardearão uma "ponte do leste", abordam o tema de fornecimento de mísseis Taurus para Kiev e mencionam que seus colegas norte-americanos e britânicos "há muito tempo estão diretamente envolvidos no conflito" ucraniano. O Ministério da Defesa alemão confirmou no último sábado a autenticidade do áudio vazado.  

A comunicação entre os militares não foi realizada através uma linha segura, mas por meio da plataforma digital WebEx, "que era relativamente fácil de interceptar", observa o veículo Der Spiegel.